Cerca de 100 atividades vão realizar-se até ao dia 18 de outubro em todo o país, no âmbito da 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras. O LIFE IP Azores Natura associou-se a esta iniciativa, que se enquadra nos seus objetivos e, além de outras atividades desenvolvidas pelos beneficiários e pelos nossos parceiros do projeto, promove atividades em que se inclui este desafio: nas atividades ao ar livre em que participar durante esta Semana Nacional sobre Espécies Invasoras ou no decorrer das suas caminhadas na ilha onde vive, identifique e fotografe espécies invasoras.
Envie para o nosso endereço de e-mail (lifeip.azoresnatura@azores.gov.pt) ou Messenger do Facebook do projeto (www.facebook.com/LIFEIPAZORESNATURA) as fotografias para publicação, identificando o local e a espécie, habilite-se a uma surpresa e contribua, desta forma, para a deteção e sensibilização sobre aquela que é a quinta maior ameaça à biodiversidade a nível global.
No dia 17 de outubro, o Parque Natural de S. Miguel promove uma ação, enquadrada no LIFE IP Azores Natura, de remoção de espécies invasoras, em que pode participar (ver seção de Eventos) e que se vai realizar na Zona Especial de Conservação da Caloura, com o objetivo de sensibilizar os voluntários para o impacto ambiental destas espécies.
Segundo o Centro de Ecologia Funcional e os investigadores que promovem a iniciativa, as espécies invasoras “são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global, mas uma grande parte dos cidadãos desconhece esta ameaça ambiental”.
Nos Açores, o número de plantas exóticas introduzidas é relativamente elevado, sendo que, de cerca das 1002 espécies existentes, 690 foram introduzidas.
Siga-nos e descubra que mais desafios preparamos para si, no decurso desta semana temática!