Este Verão, a Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM) tem estado empenhada na implementação das ações relacionadas com a problemática do lixo marinho, no âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA.

Só no  mês de junho foram realizados 8 mergulhos exploratórios, com o intuito de fazer uma avaliação inicial do estado de deposição de lixo nos fundos de três áreas marinhas protegidas da Rede Natura 2000: Baía das Caldeirinhas, Ilhéus da Madalena e Baixa do Sul. Este trabalho contou com a parceria do IMAR/Okeanos da Universidade dos Açores e da Flying Sharks, empresa contratada especificamente para realizar o trabalho técnico envolvido.

Foi registada a presença de lixo em todas as áreas, desde garrafas de vidro, fios elétricos e sacas de ração, a itens relacionados com atividade de pesca (chumbadas, amostras, linha de pesca, cabos, âncoras e uma amarração de um covo). Os resultados estão agora em análise e serão utilizados para a elaboração de mapas e definição de protocolos técnico-científicos para a posterior remoção do lixo encontrado especificamente nestes três locais, que serão depois alvo de uma monitorização regular ao longo dos próximos anos.

Paralelamente, a DRAM está já a planear campanhas de limpeza costeira e subaquática por toda a Região, com incidência nas áreas marinhas e costeiras da Rede Natura 2000. Serão divulgadas as ações planeadas para cada ilha muito brevemente, contando-se com a participação alargada de mergulhadores e da comunidade em geral.
Todas estas ações contribuem para a implementação do projeto LIFE IP AZORES NATURA, especificamente da ação “C10. Restauro de habitats costeiros e marinhos”, que visa alcançar o bom estado ambiental das zonas costeiras e habitat recifes nos Açores.

Junte-se a esta iniciativa!

Contacte-nos através do email lifeip.azoresnatura@azores.gov.pt

https://www.facebook.com/LIFEIPAZORESNATURA/videos/2972888012833737/