O Jardim Botânico do Faial tem pela primeira vez em cultivo a espécie angélica (𝘈𝘯𝘨𝘦𝘭𝘪𝘤𝘢 𝘭𝘪𝘨𝘯𝘦𝘴𝘤𝘦𝘯𝘴), na sua Coleção de plantas nativas e endémicas dos Açores.
Os ensaios de germinação desta espécie ocorreram no Banco de Sementes dos Açores, enquadrado na ação Conservação 𝘌𝘹-𝘴𝘪𝘵𝘶* do projeto LIFE IP AZORES NATURA, que irá conservar esta e outras espécies, incluídas na Diretiva Habitats, cujas populações se encontram em estado de conservação desfavorável.
Neste caso específico, a angélica, uma planta rara e endémica do Arquipélago, cresce acima dos 500-600 metros de altitude, preferencialmente em habitat húmidos ou encharcados, como o habitat de ribeiras alpinas e subalpinas que está representado no Jardim Botânico do Faial e inclui herbáceas endémicas raras e de grande porte.
Neste mundo dos gigantes endémicos, a elevada humidade e disponibilidade de nutrientes, a baixa luminosidade e o relevo permitem que as espécies herbáceas cresçam em altura, algo que é comum acontecer em ilhas, chegando algumas delas a atingir os 3,5 metros de altura, como é o caso da angélica.
Visite-nos e conheça esta e outras espécies raras que estão em cultivo na Coleção de plantas nativas e endémicas dos Açores.
*C3.1