No âmbito do procedimento de inventariação de campo, mapeamento e tratamento de dados das espécies de morcegos presentes na Região Autónoma dos Açores, bem como do desenvolvimento do plano de ação regional para a espécie Nyctalus azoreum, está em curso uma amostragem acústica, conforme definido na Ação C7 do projeto LIFE IP AZORES NATURA.

Esta metodologia está a ser aplicada em 218 pontos de amostragem, distribuídos por todas as ilhas dos Açores, sendo todos os pontos amostrados de forma praticamente simultânea. De acordo com a equipa responsável pelo estudo, esta abordagem apresenta vantagens significativas em relação a uma amostragem distribuída ao longo do tempo.

A homogeneidade nas condições de amostragem, nos diferentes pontos selecionados, permite uma avaliação mais precisa e robusta da real influência das características específicas de cada local — como o tipo de habitat e as condições meteorológicas predominantes — sobre a presença e a atividade das várias espécies de morcegos dos Açores.

Esta estratégia de amostragem simultânea visa, assim, uma compreensão mais detalhada e eficaz da ecologia das espécies e dos fatores que influenciam a sua distribuição na Região, permitindo identificar com maior rigor as espécies de morcegos presentes nos Açores.