Em 2018, teve início a execução do projeto LIFE VIDALIA com o objetivo de melhorar o estado de conservação de duas espécies endémicas: a vidália (Azorina vidalii) e o lótus dos Açores (Lotus azoricus), ambas listadas no Anexo B-II da Diretiva Habitats e consideradas prioritárias para a conservação em três das nove ilhas dos Açores: Faial, Pico e São Jorge.
Com o término deste projeto, em 2023, surgiu a necessidade de dar continuidade aos trabalhos e aos resultados obtidos ao longo dos cinco anos de execução. Assim, o LIFE IP AZORES NATURA assumiu a responsabilidade de prosseguir a implementação de algumas das ações.
Recentemente, na ilha do Pico, o projeto LIFE IP AZORES NATURA, em colaboração com os Vigilantes da Natureza do Serviço de Ambiente e Ação Climática do Pico, realizou a manutenção de algumas armadilhas destinadas a roedores, nomeadamente através da substituição de iscos, botijas de CO2 e pilhas.
Este tipo de ações está previsto no plano pós-projeto “After-LIFE Plan” do LIFE VIDALIA, no qual os trabalhos de manutenção de equipamentos e áreas de conservação são garantidos pelo projeto LIFE IP AZORES NATURA.