No início de outubro, teve lugar a reunião do Conselho Consultivo do Parque Natural de ilha de São Miguel, que contou com a participação do projeto LIFE IP AZORES NATURA.
Nesta ilha, o projeto LIFE IP AZORES NATURA intervém na área da Lagoa do Fogo e da Serra da Tronqueira, desenvolvendo trabalhos de conservação para melhorar o estado dos habitats e das espécies consideradas prioritárias pela Diretiva Aves e Habitats.
Desde o início do projeto, já foram plantadas 1494 espécies herbáceas e removidos 6406 m³ de biomassa de espécies exóticas na área de intervenção da Lagoa do Fogo. Foi emitido um alerta precoce sobre uma espécie invasora nesta área, tendo a espécie detetada (Youngia japonica) sido removida, estando em execução um plano de monitorização por parte do Serviço de Ambiente e Ação Climática de São Miguel.
No que respeita a ações de educação ambiental, realizaram-se, desde o início do projeto, 16 sessões de voluntariado, que envolveram 254 participantes. A maioria destas ações centrou-se no controlo de espécies invasoras na Lagoa do Fogo e no Pico do Carvão, contando com a participação de diversos voluntários de escolas europeias.