O projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, esteve presente no conselho consultivo do Parque Natural da ilha da Graciosa, com o objetivo de apresentar os trabalhos efetuados até ao momento, assim como os trabalhos a realizar no decorrer do presente ano.
Importa referir que o projeto tem desenvolvido trabalhos de monitorização aos 200 ninhos e 30 abrigos artificiais para aves marinhas repartidos entre os ilhéus da Praia e de Baixo, bem como a remoção de invasoras nestas áreas.
Ainda no âmbito das ações de conservação o projeto, está a ser dada continuidade aos trabalhos de prospeção das espécies-alvo em toda a ilha, para identificar as ameaças enfrentadas por cada uma das populações e instalar medidas de controlo.
De referir que, entre 2022 e 2023 foram plantados 236 indivíduos de Crithmum maritimum e 42 indivíduos de Myosotis marítima no ilhéu da Praia, tendo também sido efetuado o reforço de Azorina vidalli, com a plantação de 180 indivíduos na Ponta de Restinga e 50 indivíduos na Baía dos Homiziado, de forma aumentar o estado de conservação destas populações que têm apresentado um declínio nestas áreas.
Recentemente, foi propagada com sucesso a espécie-alvo Myosotis maritima no Jardim Botânico do Faial, para o reforço futuro das populações desta espécie na ilha Graciosa, tendo sido também recentemente instalada a sinalética do projeto nas áreas de intervenção dos Ilhéus da Praia e de Baixo.
A participação do LIFE IP AZORES NATURA nos conselhos consultivos dos Parques Naturais de Ilha enquadra-se na Ação F4 do projeto, assumindo-se como um instrumento essencial para que os consultores acompanhem a gestão e implementação das ações em cada uma das ilhas.