O projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, marcou presença na Feira Agrícola da ilha do Pico, que decorreu no passado mês de outubro. Durante o evento, o projeto dinamizou o “Dobble Invasoras”, um jogo didático no qual os visitantes foram desafiados a identificar as espécies exóticas e invasoras presentes no arquipélago dos Açores, promovendo a sensibilização para a conservação da biodiversidade local.

Houve também, uma sessão de esclarecimento dirigida a empresários agrícolas, intitulada “Vedação das áreas protegidas do Pico: O que precisa saber?”, integrada na Ação C13.2 do projeto. Durante esta sessão, foram abordados os desafios e soluções para a proteção das áreas protegidas da ilha, com especial destaque para a implementação de vedações e o impacto positivo destas medidas na preservação dos habitats naturais.

Nos três dias de feira, tivemos um stand informativo dedicado aos projetos LIFE em curso nos Açores, onde foram partilhadas informações sobre as diversas iniciativas de conservação em desenvolvimento. Os visitantes puderam conhecer de perto o trabalho do LIFE IP AZORES NATURA, os seus objetivos e o impacto positivo que estas ações têm na preservação das espécies e dos habitats da nossa Região.