No mês de junho, decorreu o Conselho Consultivo do Parque Natural da Terceira, onde o LIFE IP AZORES NATURA marcou presença através da sua gestora. Nesta reunião, foi discutido não só o ponto de situação das ações do projeto, mas também o planeamento de ações futuras.

É na ilha Terceira que o projeto tem o maior número de áreas de intervenção, totalizando 371ha, sendo que o esforço de c controlo de espécies exóticas invasoras é redobrado e encontra-se a um bom ritmo. Para além disso, e tendo em conta os trabalhos de restauro de habitats, na ilha Terceira, só em2024, já foram plantadas 2295 espécies nativas arbóreas.

Os conselhos consultivos dos Parques Naturais são ferramentas fundamentais para estes órgãos de gestão, pois permitem reunir entidades responsáveis por várias áreas necessárias ao bom funcionamento das áreas protegidas e dos trabalhos de conservação levados a cabo pelos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas de cada uma das ilhas.

A participação do LIFE IP AZORES NATURA nos Conselhos Consultivos dos Parques Naturais de cada ilha enquadra-se na ação F4 (Conselho Consultivo de Partes Interessadas) do projeto, assumindo-se como um instrumento essencial para que os consultores possam acompanhar a gestão e implementação das ações em cada uma das ilhas.