Os projetos LIFE IP AZORES NATURA e LIFE BEETLES, coordenados pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, participaram no Workshop de Capacitação em Justiça Climática, ministrado pelo neurocientista Dr. Kris De Meyer, Diretor da UCL Climate Action Unit University, e pela sua equipa. Realizado no âmbito do projeto HORIZON LEVERS (Learning Ventures for Climate Change), este workshop contou com a colaboração do Expolab – Centro de Ciência Viva, entidade parceira responsável pela implementação das atividades em Portugal.
Esta participação enquadra-se na Ação E3 – Networking com outros projetos – e na Ação C2.1 – Capacitação interna – do projeto LIFE IP AZORES NATURA. No projeto LIFE BEETLES, enquadra-se na Ação E2 – Networking, disseminação técnica e transferência/replicação.
Durante o workshop, o Dr. Kris De Meyer apresentou ferramentas para enfrentar as alterações climáticas, destacando que as nossas ações podem influenciar as nossas convicções, enfatizando a importância para contar histórias de ações positivas no combate às mudanças climáticas. Argumentou que esta abordagem pode inspirar mais iniciativas e transformar a narrativa climática, mudando de uma perspetiva centrada em problemas para uma abordagem focada em ações concretas.
O projeto LEVERS tem como foco a educação como promotora da justiça climática. As crises climáticas e a perda de biodiversidade representam desafios complexos que exigem maior literacia científica e o envolvimento de toda a sociedade para permitir capacitar crianças, jovens e adultos a assumirem um papel ativo na construção de um futuro sustentável, transformando a educação científica a ser mais flexível e inclusiva, alcançando todos os intervenientes, de forma transversal.
Este projeto será implementado em nove regiões: Bélgica, Chipre, Eslovénia, Grécia, Irlanda, Portugal, Sérvia, Suíça e Reino Unido.