No âmbito das atividades do primeiro dia do ano letivo 2024/2025, o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas da Graciosa foi convidado para participar na iniciativa “Sementes de Esperança”, realizada na Escola Básica e Secundária da Graciosa.
Esta ação, enquadrada na Oferta de Atividades de Sensibilização Ambiental Escolar, promovida pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, integrou-se na atividade de “Remoção de Espécies Invasoras – Plantação de Espécies Endémicas/Nativas”, promovida pelo projeto LIFE IP AZORES NATURA.
A atividade contou, também, com a colaboração dos Serviços Florestais da ilha Graciosa, que prestaram apoio presencial e forneceram as árvores endémicas para a plantação. O objetivo foi sensibilizar os alunos para a importância das árvores no planeta e destacar a relevância da preservação e plantação de espécies endémicas dos Açores. Os estudantes tiveram a oportunidade de plantar árvores endémicas no jardim da sua escola. No total, foram plantadas 18 árvores endémicas, nomeadamente pau-branco e folhados.
Participaram nesta iniciativa duas turmas do 6.º ano, duas turmas do 7.º ano, três turmas do 8.º ano e uma turma do PROFIJ (Operadores de Informática), num total de 115 alunos, acompanhados por 10 docentes.
Esta atividade é mais um exemplo da importância de sensibilizar as crianças para a preservação ambiental, promovendo uma consciência mais ecológica e o envolvimento direto da proteção dos ecossistemas, preparando-os para um futuro mais sustentável.
Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.