A Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, através do LIFE IP AZORES NATURA, a Associação de Agricultores da Ilha do Pico e demais entidades, têm efetuado diversos esforços conjuntos para evitar os furtos recorrentes de postes de vedação, instalados na Reserva Natural do Caveiro, na ilha do Pico.
Contudo, a 28 de outubro, registou-se mais um furto, somando-se à crescente lista de incidentes que afetam diretamente os esforços da conservação do projeto LIFE IP AZORES NATURA, designadamente na proteção dos habitats naturais neste local, o que coloca em risco a biodiversidade local e contraria os princípios de preservação ambiental e dos próprios serviços dos ecossistemas.
Esta situação foi reportada oficialmente às autoridades locais para que sejam tomadas medidas. Neste sentido, apela-se a toda a comunidade para que colabore na proteção destes bens essenciais para a conservação e sustentabilidade da ilha do Pico.
Solicita-se a todos os cidadãos que estejam atentos e denunciem qualquer atividade suspeita. É responsabilidade de todos zelar pelo património natural da ilha do Pico.
Contamos com o vosso apoio!