No âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA e da Campanha SOS Cagarro, a Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM) está a organizar uma formação teórico-prática sobre primeiros socorros e recuperação de aves marinhas. Esta ação terá lugar nas ilhas de São Miguel, Flores e Faial, entre 14 e 27 de outubro.

Esta formação segue o modelo de iniciativas anteriores organizadas pela DRPM, como a formação em necropsias de cetáceos em maio de 2023 e a de cuidado primário, reabilitação e necropsia de tartarugas marinhas em outubro de 2023.

A formação, dirigida sobretudo a veterinários, está também aberta a técnicos do Centro de Reabilitação de Aves Selvagens (CERAS), Vigilantes da Natureza e outros profissionais envolvidos. Será conduzida pelo Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS) e dividida entre sessões teóricas e práticas presenciais.

Embora a componente prática esteja reservada para participantes já confirmados, a parte teórica está aberta a todos os interessados.

As datas e locais são os seguintes:

São Miguel: 14 e 15 de outubro (presencial) – https://forms.office.com/e/tMeYdhSLhd

Flores: 17 e 18 de outubro (presencial) – https://forms.office.com/e/a7AzJCb4Js

Faial: 21 e 22 de outubro (presencial com transmissão online para outras ilhas) – https://forms.office.com/e/qLfL8Qnwvz

Além disso, entre 24 e 27 de outubro, haverá reuniões online diárias para discutir casos clínicos, abertas a todos os envolvidos na reabilitação de cagarros, promovendo a troca de experiências e o aprofundamento de conhecimentos.

As inscrições fecham uma semana antes do início da formação, e informamos que os custos de alojamento e estadia não serão cobertos pela DRPM.

Em caso de dúvidas, podem contactar Miriam Garcia (miriam.c.garcia@azores.gov.pt) ou Susana Simião (susana.mf.simiao@azores.gov.pt).

Contamos com a vossa participação!