As três áreas de intervenção denominadas por: Rocha do Juncal (2 ha), Biscoito da Ferraria (76 ha) e Vale da Vinagreira (4 ha) integram a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Serra de Santa Bárbara e Pico Alto (PTTER0017) da Rede Natura 2000. Estas áreas foram selecionadas para intervenção do projeto LIFE IP AZORES NATURA de forma a assegurar a preservação dos seguintes habitats prioritários da Rede Natura 2000: turfeiras arborizadas (91D0*), turfeiras de cobertura (7130) e Laurissilvas macaronésicas (9360*). Neste local encontra-se um hot-spot de várias populações de espécies nativas e endémicas: Euphorbia stygiana, Pericallis malvifolia, Lactuca watsoniana, Rumex azorica e Ammi trifoliatum. A flora nativa tem sofrido perturbações, nomeadamente devido ao pastoreio de gado bravo, caprino, equino e herbivoria de coelhos. A proliferação de espécies de flora invasora e a colonização por Cryptomeria japonica (criptoméria) e Acacia melanoxylon (acácia), constituem uma grave ameaça para a biodiversidade e resulta na degradação dos habitats.
O projeto prevê um conjunto de tarefas que permitirão melhorar a recuperação ecológica da turfeira:
– Erradicação de árvores exóticas dispersas (Cryptomeria japonica, Acacia melanoxylon) através de morte em pé;
– Corte de matas de produção de Cryptomeria japonica (criptomérica) para reconversão em floresta nativa;
– Exclusão de herbívoros em áreas com populações de herbáceas raras através de colocação de vedações;
– Remoção de focos de espécies exóticas e invasoras, como por exemplo Hedychium gardnerianum (roca-da-velha), Rubus ulmifolius (silva-brava), Hydrangea macrophylla (hortênsia);
– Reforço de populações de espécies herbáceas raras (Ammi trifoliatum, Lactuca watsoniana, Euphorbia stygiana) através de plantação e proteção de novos núcleos.