O Serviço de Ambiente e Ação Climática de Santa Maria (SAACSMA) procedeu, no decorrer do verão, à recolha de sementes e consequente produção de plantas para reforçar populações endémicas nesta ilha ou sementeira direta em algumas das áreas de intervenção do projeto LIFE IP AZORES NATURA.
Estas ações resultaram na disponibilização de 2,5 kg de sementes das espécies Plantago coronopus, Daucus carota, Atriplex prostrata, Crithmum maritimum e Festuca petraea, prontas para a sementeira direta na Ponta do Castelo. Foram, também, semeadas Ammi seubertianum no SAACSMA, resultando em 560 plantas preparadas para a plantação no mesmo local. Adicionalmente, há 35 plantas de Crithmum maritimum provenientes do Jardim Botânico do Faial que estão a ser mantidas pelos Serviços Florestais de Santa Maria e destinam-se à plantação na Ponta do Castelo.
Durante o mês de outubro, o SAACSMA iniciou a propagação em estufa de várias espécies, como Ammi seubertianum, Azorina vidalii, Crithmum maritimum, Euphorbia azorica e Lotus azoricus, seguindo os protocolos do Jardim Botânico do Faial. Além disso, as sementes de Euphorbia santamariae e Limonium vulgare foram enviadas para o Jardim Botânico do Faial para propagação.
Todos estes trabalhos enquadram-se nas ações C3 e C6.1 do projeto LIFE IP AZORES NATURA, “Implementação de trabalhos de conservação piloto para a conservação de flora endémica” e “Restauro de habitats para aves marinhas”, respetivamente.