No decorrer do verão, uma equipa da Direção Regional do Ambiente e Ação Climática deslocou-se às ilhas do Corvo e das Flores para efetuar uma prospeção a alguns locais onde se encontram núcleos de espécies-alvo do projeto LIFE IP AZORES NATURA, verificar o estado das áreas de intervenção nesta ilha e fazer colheira de sementes.

No decorrer desta visita, foi possível efetuar colheita de sementes de espécies-alvo do projeto, bem como a deteção de novas populações espécies endémicas e nativas.

Em ambas as ilhas, foi detetada a presença de uma espécie invasora que suscitou alguma preocupação, a Rhaphiolepis indica, que se encontra em falésias e que desenvolve comportamento competitivo com as espécies autóctones, tendo sido solicitado um esclarecimento a alguns investigadores relativamente a esta espécie.

A realização destas visitas é fundamental para avaliar o estado das áreas de intervenção e o impacto que os trabalhos de conservação estão a ter nos ecossistemas e biodiversidade locais, bem como ajustar a estratégia de conservação implementada nas espécies autóctones e habitats protegidos.