O Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de São Miguel dinamizou mais uma ação de voluntariado ambiental na Área de Paisagem Protegida das Sete Cidades, na zona da Lagoa do Carvão. A iniciativa envolveu a remoção da espécie invasora gigante (Gunnera tinctoria) e a plantação de malfurada (Hypericum foliosum), junto com a sementeira de rapa (Calluna vulgaris), com o objetivo de promover a recuperação ecológica e a preservação da biodiversidade local.

Esta ação contou com a participação de um grupo de voluntários da International School of Zug and Lucern, da Suíça. O grupo era composto por 20 alunos, 2 professores e 1 guia, que, de forma entusiasta, contribuíram para a conservação da natureza e a recuperação dos habitats naturais desta área protegida.

Iniciativas como esta fazem parte da Ação E5 do projeto LIFE IP AZORES NATURA – Programa de voluntariado – e são fundamentais para assegurar a sustentabilidade ambiental dos Açores, envolvendo não só a comunidade local, mas também visitantes internacionais, num esforço conjunto de preservação dos ecossistemas locais.