No âmbito da ação C3 – Implementação de trabalhos-piloto para a conservação da flora endémica, do projeto LIFE IP AZORES NATURA, que tem como um dos objetivos a conservação de várias espécies protegidas pela Diretiva Habitats, foi efetuado o estabelecimento duma população ex-situ do feto-folha-de-hera (Asplenium hemionitis) no Jardim Botânico do Faial (sub-ação C3.1 – Conservação ex-situ).
Para além deste objetivo, já atingido com sucesso, foi necessário reforçar as populações desta espécie na ilha de São Miguel. Assim, o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de São Miguel realizou a plantação de nove exemplares na freguesia de Algarvia, no concelho de Nordeste.
Neste local, existia apenas um exemplar de feto-folha-de-hera, tendo sido efetuada a sua propagação no Pomar das Furnas, de modo a assegurar a existência desta população.
De forma a alertar para a existência desta espécie, contactou-se as entidades da freguesia de Algarvia, a fim de sensibilizar e alertar para os cuidados a ter na realização de ações de limpeza no caminho onde se efetuou a plantação.