Em colaboração com a Escola Secundária da Ribeira Grande, o LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, promoveu uma ação de remoção de espécies invasoras e consequente plantação de endémicas, no Areal de Santa Bárbara, na ilha de São Miguel.
Participaram 14 alunos e 3 professores nesta iniciativa, fortalecendo o compromisso ambiental e educativo da comunidade escolar.
Esta atividade contou com a parceria do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de São Miguel, da Escola Secundária da Ribeira Grande e da Câmara Municipal da Ribeira Grande, tendo o município facilitado o contacto com a escola, bem como o transporte dos resíduos verdes, contribuindo para uma gestão sustentável dos recursos.
Nesta área onde se realizou a atividade, encontram-se espécies-alvo do projeto LIFE IP AZORES NATURA, protegidas pela Diretiva Habitats, sendo imprescindível a colaboração de entidades e da comunidade para a manutenção e monitorização deste local, de modo a preservar as populações de espécies endémicas que aqui se encontram.