Formação aos médicos veterinários da Região em atenção primária, reabilitação e necropsias de tartarugas marinhas, no âmbito da Rede de Arrojamentos de Cetáceos dos Açores (RACA) e do projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.
A Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM), entidade responsável pela Rede de Arrojamentos de Cetáceos dos Açores, promoveu uma formação que incidiu sobre os cuidados primários, a reabilitação e a necropsia de tartarugas marinhas, com componentes teórica e prática, dirigida aos médicos veterinários da Região Autónoma dos Açores, em três ilhas do arquipélago, nomeadamente Faial, São Miguel e Terceira.
A formação foi ministrada pela Dr.ª Carolina Fernández-Maldonado (médica veterinária doutorada), especialista em tartarugas marinhas, fundadora e diretora de projetos na Seashore Environment and Fauna, Cadiz, Espanha.
A formação foi constituída por duas partes: uma componente teórica, ministrada na ilha do Faial com transmissão online para todas as ilhas do arquipélago; e uma componente prática, em formato presencial. As sessões práticas decorreram nos dias 18 (Faial), 19 (São Miguel) e 20 de outubro (Terceira).
Nos Açores, esta iniciativa contou com a colaboração da Flying Sharks, da Universidade dos Açores, da Direção Regional das Pescas, do Laboratório Regional de Veterinária e dos Serviços de Desenvolvimento Agrário das várias ilhas.
Esta formação enquadra-se nos objetivos do projeto LIFE IP AZORES NATURA, que visa a reestruturação e capacitação da RACA.
Com a formação dos veterinários, pretende-se, assim, aumentar a eficácia da resposta aos arrojamentos que ocorrem na Região, nomeadamente na reabilitação dos indivíduos vivos, bem como para a avaliação das causas de morte das tartarugas.
A DRPM agradece o interesse das diferentes entidades, bem como toda a colaboração e apoio que permitiu a concretização deste evento.