No âmbito da ação C4.1 “Boas práticas para a conservação de habitats terrestres” do projeto LIFE IP AZORES NATURA, uma equipa do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas do Pico (SAAC do Pico) iniciou, na semana passada, uma ação de plantação de 400 exemplares de urze (Erica azorica), 1000 exemplares de uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum) e 880 exemplares de folhado (Viburnum treleasei), na área de intervenção do Mistério da Prainha.
As sementes utilizadas nesta ação foram recolhidas na área de intervenção pelos Vigilantes da Natureza do Pico e propagadas nos Serviços Florestais da ilha. De forma a proteger estas plantas, a área de plantação no Mistério da Prainha foi vedada em fevereiro deste ano para impedir o acesso ao gado. Do mesmo modo, foram colocados protetores individuais nas plantas, feitos de fibra de madeira e biodegradáveis, uma vez que o coelho é avistado regularmente na área.
Além disso, 100 exemplares de cada espécie foram marcados com identificadores individuais para que o SAAC do Pico possa monitorizar a sobrevivência e o crescimento das plantas. Daqui em diante, a manutenção regular desta plantação também será assegurada.