No mês de maio, decorreu a iniciativa da Semana Sobre Espécies Invasoras 2023, promovida pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras – Rede InvECO, pela plataforma INVASORAS.PT, pelos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e pelo Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas.
Deste modo, o projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, à semelhança de anos anteriores, associou-se a esta iniciativa com um total de três atividades, nas ilhas Terceira e São Miguel. Estas atividades contaram com a participação de alunos de escolas profissionais, nomeadamente duas turmas da Escola Profissional da Praia da Vitória, na ilha Terceira, e uma turma da Escola Profissional da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.
Participaram, nesta iniciativa, um total de 66 pessoas que, no decorrer das respetivas atividades, removeram grandes quantidades de espécies exóticas invasoras das áreas de intervenção do projeto.
Estas iniciativas fazem parte da Ação E5 – Envolvimento público e programa de voluntariado do projeto LIFE IP AZORES NATURA e contam com a participação de voluntários para colaborarem nas ações de conservação do projeto.
As espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade e ao estado de conservação das populações endémicas, causando não só impactes ambientais, como também significativos impactes socioeconómicos.