No âmbito da Ação C6.1 – Restauro de habitat para as aves marinhas do projeto LIFE IP AZORES NATURA, está a ser continuado o trabalho de restauro de habitats no Ilhéu da Vila, em Santa Maria.
A meados de abril, uma equipa do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de Santa Maria prosseguiu com os trabalhos de remoção da espécie invasora espinafre da Nova Zelândia (Tetragonia tetragonoides), a qual prolifera no ilhéu, obstruindo o acesso aos ninhos dos procellariiformes.
Para sustentar o substrato nas zonas ingremes do ilhéu, após a remoção das invasoras, prosseguiu-se com o trabalho de construção de paliçadas, tendo sido, ainda, realizada a sementeira direta de lótus dos Açores (Lotus azoricus), bracel-da-rocha (Festuca petraea), diabelha (Plantago coronopus) e salsa-burra (Daucus carota subsp. azoricus), e a plantação de 35 espécimes de pé-de-pomba-carnudo (Ammi seubertianum), 145 espécimes de vidália (Azorina vidalii) e 126 espécimes lótus dos Açores (Lotus azoricus).
Futuramente, irá ser construído um compostor numa zona rochosa, com a finalidade de armazenar e conter o material vegetal removido, nomeadamente de espinafre da Nova Zelândia, evitando assim a dispersão deste pela ação do vento.