No decorrer do mês de abril, o projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, visitou a Fajã dos Cubres, na ilha de São Jorge. Esta é uma das áreas de intervenção do projeto, nomeadamente através da Ação C4.1 –Conservação de habitats terrestres.
Neste local, foi possível constatar que os trabalhos de conservação estão a decorrer a bom ritmo (Ação C3.2 – Conservação ex-situ). A propagação de não-me-esqueças (Myosotis maritima) foi um sucesso, sendo possível verificar que a população, neste local, está em expansão, propagando-se naturalmente por sementes, estando agora esta espécie em flor, o que permitirá uma propagação contínua daqui em diante, assegurando a manutenção desta população.
Para além disto, a abertura dos canais e construção dos passadiços, que se iniciaram em 2021, estão agora na sua fase final, relembrando que este processo foi necessário para possibilitar a circulação de água, evitando, assim, a eutrofização desta lagoa.