Este ano realizou-se a 1.ª edição do Festival das Reservas da Biosfera Portuguesas, e a Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM), no âmbito dos projetos LIFE IP AZORES NATURA e Oceanlit, em parceria com o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas da Graciosa (SAACG) e o Observatório do Mar dos Açores (OMA), promoveu três atividades de sensibilização ambiental.
No dia 4 de maio, realizou-se uma ação de limpeza costeira na zona de Porto Afonso, que contou com a participação de 14 voluntários da Junta de Freguesia de Guadalupe, da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e do SAACG. Nesta ação, foram recolhidos 160 kg de lixo marinho, os quais foram reencaminhados para o centro de processamento de resíduos da Graciosa.
No dia 5 de maio, em colaboração com o OMA, foi dinamizada uma ação de sensibilização dirigida aos pescadores e outras partes interessadas, com vista à correta separação dos resíduos em embarcações de pesca e foi abordada a importância da gestão correta dos resíduos para a proteção dos recursos marinhos da ilha Graciosa. Esta ação contou com 9 participantes.
No dia 6 de maio, em colaboração com a empresa de mergulho DivinGraciosa, realizou-se uma ação de limpeza subaquática no Porto de Pescas da Praia, que contou com 6 mergulhadores e 15 participantes em terra, incluindo um grupo de Escuteiros de Guadalupe. Foram recolhidos cerca de 42 kg de lixo marinho do porto, que foram encaminhados para o centro de processamento de resíduos.
É com grande gratificação que a DRPM e o SAACG agradecem a colaboração de todos os voluntários e entidades envolvidas (DivinGraciosa, Associação dos Pescadores Graciosenses, Lotaçor, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e Autoridade Marítima), que se disponibilizaram para tornar a nossa orla costeira e o nosso mar mais limpo, contribuindo assim também para o sucesso desta 1.ª edição do Festival das Reservas da Biosfera.