A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas tem vindo a desenvolver um conjunto de trabalhos na recolha de sementes e propagação das respetivas espécies endémicas, contribuindo assim para a preservação da biodiversidade açoriana.
O projeto LIFE IP AZORES NATURA, através do Corpo de Vigilantes da Natureza, efetuou a recolha de sementes de 𝘚𝘱𝘦𝘳𝘨𝘶𝘭𝘢𝘳𝘪𝘢 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢 na Praia do Lombo Gordo, em São Miguel, no âmbito da ação/medida: Implementação de trabalhos piloto de conservação da flora endémica*. A sementeira desta espécie será feita no Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furnas para que as plantas possam ser utilizadas posteriormente no aumento e proliferação de populações naturais.
No Pico, foi verificado o estado da população de 𝘌𝘶𝘱𝘩𝘳𝘢𝘴𝘪𝘢 𝘨𝘳𝘢𝘯𝘥𝘪𝘧𝘭𝘰𝘳𝘢 na Ribeira do Escalvado, onde grande parte dos indivíduos ainda não se encontravam com semente. Contudo, foi possível recolher algumas sementes, que já foram entregues ao Jardim Botânico do Faial, com o intuito de serem propagadas.
Em São Jorge e no Pico, foram também retirados indivíduos adultos de 𝘌𝘶𝘱𝘩𝘳𝘢𝘴𝘪𝘢 𝘨𝘳𝘢𝘯𝘥𝘪𝘧𝘭𝘰𝘳𝘢a, junto ao substrato, de modo a possibilitar a identificação das potenciais plantas hospedeiras desta espécie que se apresenta como hemiparasita, ou seja, que não é completamente dependente do seu hospedeiro.
*C3
Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.
RN2000