O Projeto LIFE IP Azores Natura está a promover campos de voluntariado gratuitos em várias ilhas, com o objetivo de sensibilizar os jovens e as comunidades circundantes para a importância da prática de ações concretas de conservação da natureza e da biodiversidade.
Nesse sentido, a iniciativa ‘Volunteer Escapes Camps’, integrada no programa de voluntariado implementado pelo LIFE IP Azores Natura, prevê também a realização de atividades com IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), ATL (Atividades de Tempos Livres), empresas locais e a comunidade em geral, à semelhança do que ocorreu no primeiro campo que terminou esta semana na Graciosa.
O foco do voluntariado nesta ilha foi o controlo de espécies invasoras, a recolha de sementes e a construção de caixas de abrigo para crias de garajau, sendo que nos Açores, existem duas espécies desta ave marinha alvo da intervenção do projeto: o garajau-comum (Sterna hirundo) e o garajau-rosado (Sterna dougallii).
Estas tarefas fazem parte das ações específicas C6.1 e C8.1 do projeto e foram executadas pelos jovens em áreas como o Barro Vermelho, Ponta da Restinga, Ponta Branca, e no Ilhéu da Praia.
Os próximos campos previstos, desenvolvidos com o Corpo Europeu de Solidariedade (CES), no âmbito da ação E5, tarefa 2 (Programa de Envolvimento Público e Voluntariado) do projeto, vão decorrer nas Flores, de 15 a 23 de agosto, no Pico, de 12 a 20 de setembro, em Santa Maria, de 7 a 15 de novembro e na Terceira, de 13 a 21 de fevereiro do próximo ano.
Cada campo é acompanhado por dois coordenadores da Plantar Uma Árvore – Associação (P1A), que possui uma larga experiência na conceção, implementação e operacionalização de programas de voluntariado, de curta e longa duração.
A P1A esteve, nos últimos anos, envolvida na implementação do projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES, direcionado para o ensaio e demonstração de soluções de voluntariado jovem, com o Corpo Europeu de Solidariedade e relacionadas com a proteção ambiental e a conservação da natureza e da biodiversidade.
Os campos permitem, portanto, e como se verificou pelo sucesso do campo na Graciosa, a partilha entusiasmada de experiências e o desenvolvimento de sinergias entre jovens para a valorização do património natural.
A implementação da iniciativa ‘Volunteer Escapes Camps’ por parte do projeto LIFE IP Azores Natura – em que foi reajustada a duração e o número máximo de participantes em cada uma das ações, realizadas preferencialmente em espaços abertos -, é feita, em parceria, pela P1A, AZORINA, SA. e a Direção Regional do Ambiente, as duas últimas beneficiárias associada e coordenadora, respetivamente, do nosso projeto.